Garantir que o bebé dorme bem e o tempo suficiente!
sharing
Esta é uma das lutas dos pais, especialmente de primeira viagem.
A qualidade e o tempo de sono são muito importantes para o correto desenvolvimento do bebé. É nesta fase que, juntamente com o pediatra, é possível detetar alguns distúrbios de sonos, caso existam.
O primeiro grande passo para uma boa noite de sono, e não só, é a criação de rotina desde os primeiros meses. Nesta altura a rotina do bebé deve ser priorizada.
Deves definir e manter uma horário fixo para adormecer o bebé. Para ajudar podes seguir a sequência banho-pijama-mamar-dormir. Nos primeiros 3/4 meses podes adormecer o bebé no colo, mas depois será melhor deixá-lo adormecer na cama.
O horário de acordar também deve ser definido e respeitado, para que não existam oscilações nos períodos de descanso.
Ensinar o bebé sobre a diferença entre o dia e a noite é algo importante e que o bebé pode confundir, por isso deves ter 2 perfis distintos. De dia, mantém os espaços iluminados e com barulho, enquanto que de noite, escurece os espaços e tenta manter algum silêncio, especialmente no quarto onde o bebé dorme. Assim, a distinção Agitação-Calma, vai ajudar o bebé a perceber a diferença Dia-Noite.
A utilização da chupeta fica ao critério dos pais e até dos bebés que a aceitem. Isto porque muito se diz sobre os benefício e contraindicações da chupeta, mas no final esta acaba por ter um efeito apaziguador, quase sistemático, muito propenso ao relaxamento e a uma boa noite de sono.
Um pouco mais desafiante é saber como reagir ao teu bebé em específico! Por isso deves interpretar os seus sinais e verás que, com o passar do tempo, será muito mais fácil antecipar as suas necessidades.
À medida que o tempo for passando e que houver uma habituação, será também necessário ajustar as horas de sono do bebé. É natural, por exemplo, com a introdução alimentar e com a crescente interação diurna, que o bebé deixe de fazer sestas tão regulares e que sinta a necessidade de compensar de noite.
E por fim, o mais importante na tarefa de acompanhar um bebé é, saber que a perfeição não existe e que cada bebé é um bebé, com os seus ritmos e ritmos da sua família. Por isso, se estranhas algum comportamento, deverás falar com o pediatra para que sejas melhor aconselhado.
Pronto/a para criar rotinas para o teu bebé?