Mummy Burnout - A expectativa da maternidade perfeita!

Mummy Burnout - A expectativa da maternidade perfeita!

Burnout não existe apenas na vida profissional. Uma mãe recente pode também experienciá-lo e a isto chama-se de Mummy Burnout!

O síndrome de Burnout é um distúrbio marcado pela exaustão, tensão emocional e stress crónico gerados pela dedicação excessiva ao trabalho. As pessoas com elevada dedicação e/ou perfecionismo tendem a sofrer mais desta patologia.

O Mummy Burnout é esse mesmo distúrbio agora aplicado a mães sobrecarregadas com tarefas específicas da maternidade. Acontece a mães que procuram a maternidade perfeita e sem erros, situação impossível de alcançar!

 

Há que aceitar que o cansaço e a culpa vão existir, mas é necessário saber dosear e refletir sobre os mesmos para evitar doses excessivas.

Sugerimos 3 formas de aliviar esta pressão, ter uma maternidade mais leve e fugir ao Mummy Burnout:

  1. Pedir e aceitar ajuda - Dividir tarefas e delegar é um passo muito importante.
  2. Manter relacionamentos fora do âmbito da maternidade - Ter amigos que não sejam pais/mães para ter outro tipo de conversas e atividades.
  3. Estabelecer um tempo só para ti - Para um banho, um pouco de leitura, exercício, ou simplesmente para estar em silêncio. Para praticares este ponto, tens de ter praticado também ponto 1, caso contrário não vais estar realmente presente.

 

Já passaste pelo Mummy Burnout? Escreve nos comentários que outras estratégias usaste.

Podes também partilhar este artigo com uma mamã que possa estar a passar por esta fase!

Voltar para o blogue

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.